-
Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 280 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, FERREIRAS MOBILIÁRIO, MOSAICOS D’ALCARIA, Microsoft, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa intervencionada localiza-se no centro de Lisboa, perto das Amoreiras. Trata-se de uma casa de três pisos com aproveitamento do sótão com um mezanino sobre o R/C. Apesar da sensação de espaço do duplo pé-direito da sala e da amplitude da casa, esta apresentava-se pesada, sombria e algo datada.
Como tal, decidiu-se abrir a cozinha sobre a sala de jantar, mantendo-se resguardada da zona de estar, por uma parede. Aplicou-se mosaico hidráulico na zona da cozinha, remetendo para um espírito mais tradicional, tirando partido da funcionalidade deste material para zonas húmidas, demarcando um espaço distinto. Já a caixa de escadas foi aberta para a sala e para o hall de entrada, tornando as escadas um elemento escultórico e participativo no espaço.
No piso térreo, de entrada, estão localizados os quartos, sendo que um deles foi transformado em walking-closet de modo a criar uma ampla master-suite. Eliminou-se a banheira aí existente e fez-se um duche de dimensões generosas, revestido a azulejo tradicional preto. Já a casa de banho da antiga suite foi alterada para servir os restantes dois quartos. Nessa mesma casa de banho colocou-se uma banheira debaixo do desvão das escadas, num nicho todo revestido a cimento, criando um ambiente de banho mais intimista.